Escrito por AD Editorial Team | Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Compartilhar
Facebook
Twitter
Mail
Pinterest
Whatsapp
Ou
copiar
Como parte de uma nova exposição no National Building Museum em Washington D.C., doze casas de bonecas que traçam a história da domesticidade britânica foram emprestadas pelo Museu da Infância Victoria & Albert de Londres. A exibição - Pequenas Histórias: Em Casa em uma Casa de Boneca - abrange 300 anos e apresenta uma visão próxima e pessoal em miniatura da evolução da arquitetura e do design - a partir de mansões luxuosas a um arranha-céu urbano.
Exibida cronologicamente, Pequenas Histórias engloba uma casa imponente, uma hospedagem, uma casa suburbana e uma propriedade em tempos guerra. De acordo com os curadores, a "exposição guia os visitantes em uma jornada através da história da casa, da vida cotidiana e da mudança das relações familiares." As histórias imaginadas de cada casa são trazidas à vida pelos personagens que vivem ou trabalham lá - os proprietários, inquilinos, crianças e empregados - enquanto a vida cotidiana é iluminada através de histórias de casamentos e festas; política e crime.
A Casa do Bebê Tate, datando de 1760, foi possuída pela mesma família por 170 anos, passada de mãe para filha. Ela inclui papéis de parede originais e painéis pintados à mão. No ambiente preparado para um parto em casa, Joanna, a boneca grávida, está pronta, com lençóis limpos e um lindo berço dourado e vermelho, para o recém-chegado.
Na Casa Henriques, é uma manhã de outubro de 1828, e um crime acaba de acontecer. Phineas Henriques foi roubado. Com os castiçais desaparecidos, grades quebradas e uma janela aberta, evidências apontam que foi alguém de dentro da casa. Mas o empregado reivindica sua inocência...
A Casa Whiteladies é no estilo de uma casa de campo modernista, e foi projetada pelo artista Moray Thomas na década de 1930. Aqui, uma festa em casa está em pleno andamento, e a casa apresenta mobiliário cromado, um bar de cocktails e obras de arte do futurista britânico Claude Flight, bem como uma piscina e uma garagem.
A Casa Hopkinson foi construída no estilo do subúrbio dos anos 30 do condado de Londres, estado de St. Helier. O interior mostra uma família da era da Segunda Guerra Mundialem detalhe, preparada para um ataque aéreo, com máscaras respiratórias em miniatura, cadernos de racionamento e tochas para os apagões. As crianças estão no andar de cima fazendo as malas, preparando-se para serem evacuadas da cidade devastada pela guerra.
A Casa de Jenny é um arranha-céu dos anos 1960,que conta a história de jovens na cidade moderna. Aqui vive um jovem casal com um bebê, um imigrante jamaicano, e Jenny, uma menina solteira ouvindo músicas no rádio e se preparando para sair para dançar à noite com seu vestido vermelho novo.
Cita: AD Editorial Team. "12 Casas de bonecas que traduzem 300 anos do lar britânico" [12 Dollhouses That Trace 300 Years of British Domesticity] 20 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799692/12-casas-de-bonecas-que-traduzem-300-anos-do-lar-britanico> ISSN 0719-8906